Educação Ambiental em Ação

 

Educao_ambiental_sempre_em_ao.png

O projeto é direcionado a alunos do pré-escolar ao ensino secundário e às suas famílias, abrangendo a área servida pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo. Inclui ações de sensibilização ambiental, presenciais ou on-line, adaptadas a cada ciclo de ensino, apoiadas por fichas de estudo, vídeos educativos e visitas virtuais às instalações.


Os conteúdos abordam o ciclo da água, o valor deste recurso, práticas de consumo sustentável e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade. Estas iniciativas são fundamentais para promover a consciência ecológica e estimular mudanças de comportamento que beneficiem o Planeta. Ao combinar conhecimento e prática, ajudam a transformar hábitos e a fortalecer valores de responsabilidade social, reforçando a ideia de que cada um de nós pode contribuir para um futuro sustentável.


O pedido de marcações de ações deve ser feito através de envio de e-mail para a Direção de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental, utilizando o endereço [email protected]


Conheça a nossa oferta educativa, totalmente gratuita

 

O que nos faz felizes: Explorar a felicidade através da sustentabilidade e do consumo consciente
Uma ação de sensibilização para inspirar os alunos a construir um futuro mais sustentável


Na escola, aprendemos muito mais do que matérias: aprendemos a viver em comunidade e a cuidar do mundo à nossa volta. Foi com esse espírito que criámos a ação “O que nos faz felizes: Explorar a felicidade através da sustentabilidade e do consumo consciente”, pensada para ajudar crianças e jovens a perceberem como pequenas escolhas podem fazer a diferença na sua vida, na dos outros e no futuro do Planeta.

 

Com uma abordagem dinâmica e participativa, esta ação convida os alunos a explorar a relação entre felicidade, bem-estar e sustentabilidade. Através de exemplos práticos e momentos de reflexão, são incentivados a descobrir como práticas sustentáveis podem contribuir para um futuro mais positivo. O objetivo é promover uma maior consciência sobre o impacto das ações individuais e coletivas, inspirando mudanças simples, acessíveis e transformadoras no dia a dia.

 

Versátil e adaptável a diferentes níveis de ensino, esta iniciativa procura mostrar que a sustentabilidade vai muito além da proteção ambiental: é também um caminho para viver com propósito, equilíbrio e sentido.

 

Ao integrar esta ação na rotina escolar, reforçamos o papel essencial da educação para a cidadania ambiental e fornecemos aos alunos ferramentas para compreenderem que a felicidade também pode nascer de escolhas conscientes, responsáveis e alinhadas com um futuro mais sustentável.

 

Tempo de duração: de 30 a 50 minutos (em conformidade com o grau de ensino)

Material necessário: projetor e tela

 


Projeção do filme “O Planeta é a nossa Casa”
Como o próprio nome sugere, trata-se da exibição de um filme de animação produzido pela EPAL, inspirado na nossa publicação homónima, que pode ser consultada aqui


No filme, são abordados de forma descontraída temas como o valor da água e a importância de adotar comportamentos sustentáveis para proteger o ambiente e construir um futuro melhor.


O filme inclui tradução em linguagem gestual, garantindo acessibilidade a crianças com essa necessidade.
Com cerca de 23 minutos de duração, é especialmente indicado para crianças do jardim de infância e alunos do 1º e 2º anos.


Material necessário: projetor, tela e som.


Ação de Sensibilização sobre o valor da Água
Durante estas ações, realizadas em ambiente de sala de aula, abordamos os seguintes temas:
• Quantidade de água disponível no planeta.
• Ciclo natural e urbano da água.
• Usos da água e comportamentos sustentáveis.
• Água invisível.


Sempre que houver interesse, e a partir do 4º ano de escolaridade, é possível incluir uma abordagem sobre o desperdício alimentar.


Para tornar a aprendizagem mais dinâmica, estas ações contam com vídeos explicativos que facilitam a compreensão dos conteúdos. Além disso, disponibilizamos fichas de consolidação para que os professores possam trabalhar os temas com os alunos após a sessão.


Tempo de duração: 50 minutos.
Material necessário: projetor, tela e som.

 


Workshop de Águas Aromatizadas
O incentivo ao consumo de água da torneira, como uma opção segura e sustentável, faz parte do nosso ADN. Por isso, estas ações incluem, em sala de aula, a preparação de 2 a 3 águas aromatizadas, iced teas sustentáveis ou blends.


Normalmente, a escola escolhe as receitas que deseja ver realizadas, sendo apenas necessário fornecer o material e os ingredientes, como frutas, ervas e especiarias.


As receitas podem ser selecionadas a partir das seguintes publicações:
Água com cores e sabores” 
Como tornar a tua água da torneira ainda mais cool!”


Se houver interesse em preparar um blend ou iced tea, dispomos de uma placa de indução portátil, permitindo a realização das receitas com facilidade.


Tempo de duração: 45 minutos.
Material necessário: a indicar consoante as receitas escolhidas, mas todos os ingredientes são da responsabilidade do estabelecimento de ensino.


Passaporte Verde para umas férias sustentáveis
É mais uma proposta de uma ação de sala de aula, adequada a todos os anos de escolaridade a partir do 1º Ciclo e baseada na publicação “Passaporte verde e uma cesta de piquenique para umas férias sustentáveis“ que pode consultar aqui


O objetivo é sensibilizar os alunos para a importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia e durante as férias, de forma lúdica e interativa. Os alunos irão também aprender a planear um piquenique sustentável, escolhendo alimentos amigos do ambiente, reduzindo o desperdício e valorizando recursos naturais.


Além disso, esta ação promove a reflexão sobre hábitos de consumo, transporte e lazer, incentivando os alunos a tomar decisões conscientes que contribuam para a preservação do planeta.


Tempo de duração: 50 minutos.
Material necessário: projetor e tela.


Jogo Quizz
Esta ação, realizada em sala de aula, deverá ser concretizada após uma ação de sensibilização sobre o valor da água, pois consiste num jogo que ajuda a consolidar os conhecimentos adquiridos.


Para jogar, a turma é dividida em grupos que competem entre si. São apresentadas perguntas, e cada grupo responde, acumulando pontos consoante as respostas dadas.


Tempo de duração: 50 minutos.
Material necessário: projetor e tela, embora possa ser adaptado ao exterior.


“Não há Planeta B: Mitos e verdades sobre o Ambiente”
Nesta atividade, os alunos vão explorar 20 questões para descobrir se cada afirmação é um mito ou uma verdade, utilizando uma raquete personalizada para registar suas respostas. A dinâmica incentiva a participação ativa, desperta curiosidade e provoca debate sobre temas ambientais essenciais.


Para aproveitar ao máximo a experiência, recomenda-se realizá-la logo após uma ação de sensibilização sobre o valor da água.


Tempo de duração: 50 minutos.
Material necessário: projetor e tela, embora também possa ser adaptado ao exterior.


Jogos de chão
Esta atividade, destinada a todos os alunos a partir do 1º ciclo, consiste em jogar um jogo da Glória gigante, um tabuleiro de chão, no qual os conhecimentos sobre a água são colocados à prova.


Recomendamos que a ação seja realizada após uma ação de sensibilização sobre o valor da água e ao ar livre ou num ginásio, devido ao tamanho do tabuleiro e que abranja, no mínimo, 3 turmas.


É importante que a organização da atividade seja cuidadosamente planeada, especialmente em relação a horários e à divisão das turmas, já que a ação requer a presença de monitores, que são contratados sem custos para a escola.


Tempo de duração: 30 a 40 minutos/grupo ou turma.

 

 

Ações de sensibilização para tod@s
Por fim, mas não menos importante, promovemos ações de sensibilização ambiental, presenciais ou online, direcionadas à comunidade escolar — incluindo professores, auxiliares, staff de cozinha e bar — e também aos pais, em horário pós-laboral.


Estas sessões têm como objetivo inspirar mudanças concretas, mostrando de forma prática como é possível adotar hábitos mais sustentáveis no quotidiano. Pretende-se despertar nos participantes uma consciência ambiental mais profunda, incentivar escolhas responsáveis e reforçar a ideia de que cada pequena ação individual pode ter um impacto significativo na preservação do Planeta, contribuindo para um futuro mais equilibrado, consciente e sustentável.


Tempo de duração: 40 minutos.

Material necessário: projetor e tela, no caso de ações presenciais.

 

Para onde vai a água depois de utilizada? vê aqui 

Sabes como é produzida a água que chega às torneiras? Vê aqui

 

Para mais informações [email protected]