Financiamento Europeu de 3,8 Milhões de Euros para a Modernização e Requalificação do Saneamento em Portel. Tratamento de águas residuais mais eficiente e sustentável.
A Águas do Vale do Tejo obteve aprovação do financiamento europeu destinado à modernização e requalificação dos subsistemas de saneamento de águas residuais do concelho de Portel.
A operação, aprovada no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030 - Portugal 2030, conta com o apoio, do FEDER, de 3,8 milhões de euros, representando 85% do investimento total elegível de 4,4 milhões de euros.
Este projeto beneficiará diretamente 2.412 habitantes, garantindo saneamento mais eficiente e ambientalmente mais sustentável.
As intervenções compreendem a construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais em Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro, de emissários e estações elevatórias, e a desativação de fossas sépticas obsoletas, eliminando, assim, descargas diretas em linhas de água.
A operação está alinhada com o PENSAARP 2030 e o PNI2030, contribuindo para três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 6 - Água Potável e Saneamento, assegurando acesso universal a saneamento adequado; ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, promovendo a gestão adequada de águas residuais e ODS 13 - Ação Climática, através de soluções inovadoras como sistemas de macrófitas que minimizam o consumo energético.

