“Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!”


Águas do Vale do Tejo, S.A. assinala Dia Mundial do Saneamento, 19 de novembro, com lançamento de campanha de sensibilização e educação ambiental sobre o que não deve ir para o cano


Todos os dias, chegam às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da responsabilidade da EPAL, resíduos indevidos que dificultam os processos de tratamento das águas residuais. Tal acontece devido a práticas erradas que levam também a problemas graves de entupimento da rede de esgotos predial e à deterioração da mesma. Urge sensibilizar os vários intervenientes para que estes comportamentos e más práticas mudem, de forma a preservar o Ambiente e os Recursos Hídricos.


Para promover esta mudança de comportamentos, a Águas do Vale do Tejo lança hoje, Dia Mundial do Saneamento, uma campanha de sensibilização e educação ambiental, um projeto-piloto a implementar em parceria com os Municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, visando futuramente, que a mesma seja alargada aos restantes 66 Municípios servidos pela AdVT através de uma candidatura ao Fundo Ambiental em 2022.


Propõe-se o estabelecimento de um Compromisso de boas práticas a adotar e a cumprir no cuidado com o Ambiente, que todos serão convidados a assumir e a publicitar, gerando um efeito envolvente e multiplicador na busca de uma Cidadania Ambiental Participativa, em que cada um, indivíduo ou coletivo, adota as boas práticas e, complementarmente, as defende e difunde, contribuindo assim para a construção de comunidades sustentáveis e um maior cuidado com a saúde dos seus habitantes.


A apresentação pública da Campanha “Não vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” irá decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, pelas 11h00 e será transmitida em streaming aqui.


Fornecendo informação simples e conselhos práticos sobre o que não deve ir para o cano, e reforçando a sensibilização face aos problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto, nomeadamente os entupimentos da rede e a dificuldade dos próprios processos de tratamento das águas residuais, a campanha apela à vertente informativa e educacional e ao envolvimento dos Municípios e Juntas de Freguesia como parceiros centrais para divulgar a mensagem à Comunidade.


A divulgação deste Compromisso comum será feita através dos meios e das redes próprias quer dos municípios quer da AdVT. Para tal, foram desenvolvidos vários suportes de comunicação, como folhetos informativos, cartazes e flyers que deverão acompanhar as contas da água e saneamento. A difusão da mensagem será feita também através de um spot de rádio e de anúncios de imprensa nos meios locais e regionais, além da publicação de vários posts nas redes digitais quer da AdVT/EPAL quer dos municípios aderentes. Os municípios irão usar os seus meios de divulgação próprios e nesse sentido foram ainda desenvolvidos outdoors e um mupi digital.


O Canal HORECA é também um público fundamental desta campanha, dado que apresenta uma oportunidade dupla de sensibilização: aos trabalhadores e aos clientes. Neste sentido, serão desenvolvidas parcerias com os players do setor, como as entidades oficias e as associações empresariais, para os envolver também neste Compromisso.


A campanha abrange ainda a população escolar e estão pensadas várias ações para envolver este público tão importante, como ações de sensibilização e educação ambiental aos vários ciclos de ensino e o lançamento de um concurso escolar sobre o tema da campanha. Iremos também realizar ações de sensibilização técnicas aos alunos dos cursos de hotelaria e turismo, futuros profissionais do canal HORECA.


E sendo fundamental envolver o público interno, quer da AdVT quer dos Municípios, para os tornar embaixadores deste Compromisso, estão pensadas várias ações de comunicação interna.


O plano de ações não é estático e irá evoluir para abraçar as especificidades da Comunidade de cada Município envolvido. Neste sentido, vão ser desenvolvidas e implementadas ações especificas como sessões de sensibilização à indústria queijeira.


Nesta primeira fase, a campanha irá prolongar-se até ao Dia Mundial da Terra, com a divulgação dos vencedores do concurso escolar e a entrega de prémios.