Concurso de ideias “NÃO VÁS AO ENGANO! LIXO NÃO É NO CANO!”
No âmbito do projeto-piloto da Campanha de Sensibilização para boas práticas no Saneamento “Não Vá ao Engano! Lixo não é no cano”, a Águas do Vale do Tejo, S.A. promove junto da comunidade escolar dos 4 municípios-piloto, Borba, Fornos de Algodres, Portalegre e Proença-a-Nova, o Concurso de ideias “NÃO VÁS AO ENGANO! LIXO NÃO É NO CANO!”, que tem como destinatários todos os alunos do ensino pré-escolar, 1ºciclo, 2º ciclo, 3ºciclo e ensino secundário das escolas dos 4 municípios.
O Concurso, que tem como tema geral – O QUE NÃO DEVE IR PARA O CANO, tem como objetivo a divulgação dessa mensagem através de técnicas criativas por parte da comunidade escolar.
Pretende-se, que através da criatividade, os alunos promovam a mensagem do que não deve ir para o Cano tendo por público-alvo primordial a Comunidade.
O prazo final de entrega de trabalhos será a 20 de maio.
Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!
Todos os dias, chegam às Estações de Tratamento de Águas Residuas (ETAR) da Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da responsabilidade da EPAL, resíduos indevidos que dificultam os processos de tratamento das águas residuais.
Para promover uma mudança de comportamentos, a AdVT lança no Dia Mundial do Saneamento, que se assinala a 19 de novembro, uma campanha de sensibilização e educação ambiental. Um projeto-piloto em parceria com os Municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, com vista a firmar um compromisso de boas práticas para cuidar do ambiente e dos recursos hidricos em que todos são convidados a colaborar rumo a uma Cidadania Ambiental e Participativa.
Sob o mote “Não vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” a campanha apela à vertente informativa e educacional e ao envolvimento dos Municípios e Juntas de Freguesia, da Comunidade, do Canal HORECA e também da População Escolar, fornecendo informação simples e conselhos práticos sobre o que não deve ir para o cano, reforçando a sensibilização face aos problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto.
A presença no esgoto doméstico de máscaras, pequenos objetos plásticos, toalhitas, cotonetes, cabelos, restos de comida ou óleo, não só contribuem para a degradação das infraestruturas como dificultam os próprios processos de tratamento das águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes ao meio hidrico.
Não deite no Cano lixo que pode entupir a rede de esgotos.
https://issuu.com/epal.lisboa/docs/flyer_campanhasaneamento_2021
https://issuu.com/epal.lisboa/docs/folheto_campanhasaneamento_issu
Ao proteger a rede de esgotos da sua casa, está também a proteger a Água e o Ambiente.
Ajude-nos a proteger o Ambiente e a Saúde Pública.
Assuma este Compromisso connosco!
Conheça as outras peças de comunicação desenvolvidas para esta campanha