Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!

 

Todos os dias, chegam às Estações de Tratamento de Águas Residuas (ETAR) da Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da responsabilidade da EPAL, resíduos indevidos que dificultam os processos de tratamento das águas residuais.

 

Para promover uma mudança de comportamentos, a AdVT lança no Dia Mundial do Saneamento, que se assinala a 19 de novembro, uma campanha de sensibilização e educação ambiental. Um projeto-piloto em parceria com os Municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, com vista a firmar um compromisso de boas práticas para cuidar do ambiente e dos recursos hidricos em que todos são convidados a colaborar rumo a uma Cidadania Ambiental e Participativa.


Sob o mote “Não vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” a campanha apela à vertente informativa e educacional e ao envolvimento dos Municípios e Juntas de Freguesia, da Comunidade, do Canal HORECA e também da População Escolar, fornecendo informação simples e conselhos práticos sobre o que não deve ir para o cano, reforçando a sensibilização face aos problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto.

 

A presença no esgoto doméstico de máscaras, pequenos objetos plásticos, toalhitas, cotonetes, cabelos, restos de comida ou óleo, não só contribuem para a degradação das infraestruturas como dificultam os próprios processos de tratamento das águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes ao meio hidrico.

 

 

o_que_no_deve_ir_para_o_cano.jpg

 

 

Não deite no Cano lixo que pode entupir a rede de esgotos.

https://issuu.com/epal.lisboa/docs/flyer_campanhasaneamento_2021

https://issuu.com/epal.lisboa/docs/folheto_campanhasaneamento_issu 

 

Ao proteger a rede de esgotos da sua casa, está também a proteger a Água e o Ambiente.

 

Ajude-nos a proteger o Ambiente e a Saúde Pública.


Assuma este Compromisso connosco!

 

Conheça as outras peças de comunicação desenvolvidas para esta campanha