COVID-19: Informação importante


A AdVT/EPAL definiu e implementou um Plano de Contingência no âmbito do atual cenário de pandemia da COVID-19, elaborado de acordo com a Orientação n.º 006/2020 de 26/02/2020, da Direção Geral da Saúde, que, em articulação com o Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por Novo Coronavírus (COVID-19), integra medidas excecionais de gestão de risco para garantir a segurança e a fiabilidade dos nossos serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais.

 

O Plano de Contingência determina os recursos humanos e meios técnicos considerados essenciais para assegurar a continuidade do seu serviço, designadamente em termos de trabalhadores/as e postos de trabalho críticos, reforço das condições de trabalho, no local habitual ou à distância, incluindo recursos informáticos, de entre outros.

 

O Plano define, de igual modo, a participação dos fornecedores e prestadores de serviços nevrálgicos e identifica as necessidades de materiais/produtos, considerando aumentos temporários de reservas para obviar eventuais dificuldades na cadeia de fornecimento habitual.

 

O Plano  de Contingência integra também procedimentos que visam garantir uma resposta eficaz na minimização do impacto de potenciais riscos para a saúde dos nossos trabalhadores e trabalhadoras, nomeadamente o recurso a trabalho remoto, nos casos aplicáveis, e  medidas de prevenção e controlo para minimizar o risco de transmissão de infeção para aqueles/as cujas funções requerem a sua presença física no local de trabalho.

 

Nestes casos, a reorganização do trabalho foi feita de forma a minimizar os riscos de contágio, nomeadamente, através: do reforço de higienização dos postos de trabalho, da divisão de equipas de forma a existirem técnicos de reserva em suplência preventiva, da reorganização de turnos, da definição de regras  robustas de isolamento social e circuitos de circulação de entre muitas outras.

 

Todos os trabalhadores e trabalhadoras foram informados e sensibilizados para a adoção dos imprescindíveis comportamentos individuais de higiene pessoal e de conduta social, quer em situação de trabalho quer na sua vida pessoal.

 

O Plano de Contingência tem sido revisto, por forma a manter-se continuamente atualizado, à medida que a situação nacional vai evoluindo.

 

Estamos cientes da nossa responsabilidade. Os nossos trabalhadores e trabalhadoras continuam a trabalhar e estão empenhados em dar o seu melhor para garantir a continuidade dos serviços essenciais que prestamos às populações e às outras atividades essenciais.

 

Pedimos a colaboração de todos neste objetivo comum!