EPAL/AdVT resolve problema de falta de água no município do Redondo



A EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA / AdVT (Águas do Vale do Tejo), juntamente com a Associação dos Beneficiários da Obra da Vigia e em articulação com o Município de Redondo, encontraram uma solução no sentido de minimizar os efeitos da seca sobre o sistema de abastecimento público que serve a região do Redondo.


A solução de engenharia encontrada foi concebida e executada com meios internos da EPAL/AdVT e compreende duas ligações e a utilização de forma reversível de uma conduta existente (da AdVT) , possibilitando a ligação da água  proveniente da barragem do Alqueva diretamente à Estação Elevatória da Vigia, viabilizando o acesso a outra origem de água, de melhor qualidade e quantidade, solução que mereceu o imediato apoio da APA e demais entidades envolvidas.


O sistema constitui assim uma solução de adaptação às alterações climáticas, na linha do que a EPAL tem vindo a desenvolver, de forma pioneira, já há vários anos para outras regiões por si abastecidas.


Importa referir que o abastecimento de água ao Município do Redondo é efetuado a partir de uma captação superficial existente na Albufeira da Vigia e, atendendo  à situação de seca extrema que a região atravessa e também devido ao facto da albufeira ser  utilizada para rega de vastas áreas agrícolas, o seu volume tem vindo a reduzir progressivamente, tendo atingido níveis limite que poderão condicionar a quantidade e a qualidade da água captada. Sem estas medidas, hoje implementadas, a continuidade do abastecimento em condições normais às populações, encontrava-se em risco.


Paralelamente, no âmbito do Programa de Prevenção, Controlo e Gestão da Seca, coordenado pela APA, e do próprio Plano de Contingência para a Albufeira da Vigia, desenvolvido pela EPAL/AdVT, estão a ser preparadas e implementadas diversas outras medidas de contingência visando a minimização dos efeitos da seca ao nível do abastecimento as populações.