Águas do Vale do Tejo anuncia novo investimento no sistema de abastecimento de água ao concelho de Pampilhosa da Serra

 

A Águas do Vale do Tejo (AdVT) informa que irá iniciar-se na presente semana a “Empreitada de Execução da Conduta Adutora de Abastecimento de Água a Adurão, Carregal e Dornelas do Zêzere - Pampilhosa da Serra”, no municipio de Pampilhosa da Serra.

 

A obra, consignada a 17 de maio de 2021, tem um prazo de execução de 365 dias, e foi adjudicada por 817.312,00€ à empresa Lusicó- construções, SA.

 

Esta intervenção resulta da análise de um estudo aos sistemas autónomos existentes, realizado com vista à otimização e melhoria funcional dos sistemas de abastecimento da Empresa.

 

A obra, que agora se inicia, é essencial para o fornecimento de água às povoações de Adurão, Carregal e Dornelas, do concelho de Pampilhosa da Serra. Com esta solução, a AdVT vai interligar os sistemas autónomos de Adurão, de Carregal e de Dornelas do Zêzere, atualmente com origens próprias, e melhorar as condições de abastecimento de água a estas localidades.

 

A integração destes sistemas autónomos no sistema de abastecimento de Santa Luzia – ramo Portela de Unhais, permitirá, de igual forma, a otimização da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Luzia, localizada no concelho de Pampilhosa da Serra, com capacidade para uma produção diária de 5450 m3 de água, para o abastecimento de 5800 habitante equivalente, considerando que esta instalação foi dimensionada para o abastecimento da população servida pelos atuais sistemas.

 

A implementação desta solução permitirá também desativar as origens de água destes sistemas autónomos, constituídas por captações em minas e furos, para uma origem de água superficial a partir da ETA de Santa Luzia, dotando este sistema de abastecimento de elevado grau de fiabilidade.

 

Atendendo ao estado atual de calamidade, decorrente da pandemia Covid19, importa referir que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança tendo por base as medidas previstas no Plano de Contingência da EPAL e nas diretrizes vigentes a nível nacional.