Resultados do exercício de 2017
Relatório e Contas



Guarda, 28 de março de 2018 – A Águas do Vale do Tejo, S.A. (AdVT) aprovou hoje, em Assembleia Geral, o Relatório e Contas do Exercício de 2017, tendo atingido um resultado líquido positivo de 6,9 milhões de euros. Este exercício constitui o 1º ano de atividade da sociedade redenominada, em resultado da cisão verificada em 2017, como consequência da publicação do Decreto-Lei n.º 34/2017, de 24 de março.

 
A atuação da AdVT, cuja gestão se mantém delegada na Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. (EPAL), foi norteada por duas premissas: i) melhorar o nível de serviço ao cliente e ii) promover uma cultura de cooperação entre a empresa e os municípios utilizadores do sistema, o que permitiu desenvolver um clima de diálogo benéfico para a empresa e as entidades gestoras clientes.


O Investimento realizado em 2017 ascendeu a 4,9 milhões de euros, sendo 2,2 milhões de euros na atividade de saneamento, 1,6 milhões de euros na atividade de abastecimento e 1,1 milhões de euros respeitam a estrutura. Manteve-se um esforço significativo ao nível da manutenção de infraestruturas e equipamentos.


O ano ficou determinantemente marcado pelos efeitos nefastos decorrentes da seca severa e extrema que assolou o País, havendo necessidade do recurso a soluções de contingência para fazer face às dificuldades apresentadas de um modo geral em todas as regiões em que a empresa opera, mas sobretudo nos volumes disponíveis em diversas albufeiras, bem como nas captações subterrâneas do Alentejo.

 

A empresa ultrapassou estas dificuldades desenvolvendo e implementando planos de contingência, que passaram por ligações alternativas, novos furos, descargas nas albufeiras para reforço de captação, bem como melhorias de ligações.


Outra ocorrência com impacto foi a vaga de incêndios que se registou sobretudo na região centro do País, afetando diversos municípios servidos pela AdVT, sendo que apesar da ausência de energia e inacessibilidades, as equipas no terreno conseguiram repor os serviços num prazo reduzido de tempo. Para minimizar potenciais efeitos nefastos futuros, a empresa desenvolveu de imediato diversos planos de ação, os quais visam identificar as albufeiras mais críticas face à localização dos incêndios, de modo a implementar procedimentos que minimizem impactos na qualidade da água.


O sistema de abastecimento compreende 354 captações, 48 estações de tratamento, 697 reservatórios e 192 estações elevatórias, serve aproximadamente, 1,0 milhão de habitantes de 69 municípios.


O sistema de saneamento, constituído por 396 estações de tratamento de águas residuais e 293 estações elevatórias, serve, cerca de, 0,6 milhões de habitantes de 55 municípios.