Resultados do Exercício de 2023

 


A AdVT - Águas do Vale do Tejo aprovou, no dia 22 de março, em Assembleia Geral, o Relatório e Contas do Exercício de 2023.

 

O desempenho económico e financeiro da AdVT em 2023 foi muito positivo apesar dos efeitos económicos e geopolíticos que determinaram um aumento global dos gastos, principalmente dos gastos com energia.

 

O Resultado líquido gerado pelas operações foi positivo em 12,3 milhões de euros, tendo a AdVT apresentado um resultado líquido contratual de 10,4 milhões de euros.

 

A Empresa continuou a gerar em 2023 um desvio de recuperação de gastos superavitário pelo terceiro ano consecutivo, no montante de 2,5 milhões de euros (25 milhões de euros em termos acumulados).

 

Ressalva-se a melhoria em quase todos os seus indicadores económicos e financeiros, destacando, pela sua importância, a diminuição do endividamento global da Empresa em cerca de 6,6 milhões de euros (-2%).

 

O forte desempenho operacional e financeiro permitiu atingir um EBITDA ajustado de 38,5 milhões de euros.

 

O plano de investimentos em 2023 atingiu uma execução total de 18,8 milhões de euros, tendo sido possível assegurar a elaboração de um conjunto importante de projetos e lançamento de um número significativo de concursos. Foram lançados concursos para a atividade de Abastecimento e Saneamento no valor de 25 milhões de euros e adjudicadas empreitadas no valor global de 16,4 milhões de euros.