Águas do Vale do Tejo  anuncia investimento de 700 mil euros para conservação e remodelação das Barragens de Corgas e Penha Garcia

 

A Águas do Vale do Tejo informa que, no decorrer da presente semana, foi iniciada a empreitada “Conservação e Operacionalidade de Barragens - 1.ª fase - Barragens de Corgas e Penha Garcia”, localizadas nos concelhos de Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova, respetivamente.

 

A obra representa um investimento de cerca de 700 mil euros, com um prazo de execução de  210 dias, tendo sido adjudicada à empresa Sá Machado, SA.

 

Com vista à adequação das Barragens de Corgas e de Penha Garcia ao Regulamento de Segurança de Barragens, e considerando as classificações respetivas aprovadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. – APA, o presente investimento visa reestruturar os sistemas operacionais hidráulicos e remodelar ou substituir os equipamentos e instrumentação de controlo. Permitirá ainda a adequação e melhoria dos acessos das barragens interiores (galerias) e exteriores, bem como outros ao nível da segurança operacional coletiva.

 

Atendendo ao contexto de pandemia, importa referir que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança, tendo por base as medidas previstas no Plano de Contingência da empresa e nas diretrizes vigentes a nível nacional.