Ética, Conduta e Integridade
A atuação da AdVT, enquanto empresa que presta um serviço público, pauta-se por valores de integridade, rigor e responsabilidade no desempenho da sua missão.
Com a gestão delegada do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Tejo atribuída à EPAL, a empresa, à semelhança da EPAL, subscreveu o Código de Ética e Conduta do Grupo AdP que pode consultar aqui.
O Código de Ética e Conduta formaliza o referencial ético do Grupo AdP, apresentando o sistema de valores e os princípios de atuação, bem como as normas que devem ser adotadas como modelo de conduta por todos/as os/as colaboradores/as, e consolidando a cultura de integridade do Grupo AdP.
Todos aqueles e todas aquelas que se relacionam com a Empresa, nas suas atividades comerciais, institucionais e sociais, têm interesse legítimo na transparência, no diálogo e na atitude ética da empresa, dos seus trabalhadores, das suas trabalhadoras, das suas colaboradoras e dos seus colaboradores, podendo fazer chegar contributos à Empresa, através do correio eletrónico [email protected] que serão encaminhados à Comissão de Ética do Grupo AdP, para análise e tratamento.
A Política de Integridade do Grupo AdP subscrita pela AdVT, através da Carta Compromisso da Política, apresenta a visão do Grupo AdP sobre a ética e a integridade, consolidando o compromisso das empresas constituintes, nomeadamente da AdVT, com um modelo de governação assente nos mais elevados padrões éticos, na transparência, na responsabilidade e na excelência das práticas de gestão pública. A Política de Integridade vincula todos os trabalhadores e trabalhadoras, independentemente da sua função ou posição hierárquica, os prestadores de serviços, colaboradores e colaboradoras que atuem em nome da AdVT.
O Regulamento de Comunicação de Irregularidades (Denúncias Voluntárias de Irregularidades) estabelece os procedimentos internos para a receção de comunicações voluntárias de desvios ao referencial ético do Grupo AdP, congregados na sua Política de Integridade e de denúncia de irregularidades e respetivo tratamento pela Comissão de Ética. Consistindo ainda num instrumento de sensibilização interna para uma atuação anticorrupção ou má governação, consciencializando os trabalhadores e as trabalhadoras dos seus direitos e deveres e estabelecendo um regime de proteção de denunciantes.
A Comissão de Ética do Grupo Águas de Portugal é um órgão independente, nomeado pelo Conselho de Administração da AdP SGPS, tendo como objetivo acompanhar, com isenção e independência, as atividades desenvolvidas pelos órgãos sociais de cada uma das Sociedades, a divulgação e o cumprimento do Código de Ética e Conduta em todas as empresas do Grupo, bem como analisar as questões que lhe sejam submetidas e, neste âmbito, propor ações de melhoria.
A Comissão de Ética do Grupo Águas de Portugal pode ser contactada através do correio eletrónico [email protected].
O Regulamento de funcionamento da Comissão de Ética do Grupo AdP pode ser consultado aqui e o Regulamento de funcionamento do Conselho de Ética do Grupo AdP pode ser consultado aqui.