Ética, Conduta e Integridade

 

A atuação da AdVT, enquanto empresa que presta um serviço público, pauta-se por valores de integridade, rigor e responsabilidade no desempenho da sua missão.

 

Com a gestão delegada do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Tejo atribuída à EPAL, a empresa adotou o mesmo Código de Conduta e Ética que pode consultar aqui.  


O Código de Ética e Conduta expressa o compromisso da empresa, órgãos sociais, trabalhadores, trabalhadoras, colaboradores e colaboradoras da AdVT em prosseguir a missão com rigor, transparência, diálogo e ética.


Mais do que um compromisso, este código reflete a vontade de prosseguir um caminho de melhoria contínua, que a empresa e as suas pessoas assumem como princípios estruturantes da sua ação, o respeito pelos direitos humanos, a responsabilidade pela preservação e proteção ambiental, a transparência nas suas relações com as partes interessadas e a contribuição para o desenvolvimento sustentável, nas suas vertentes ambiental, social, económica e cultural.


Todos aqueles e todas aquelas que se relacionam com a Empresa, nas suas atividades comerciais, institucionais e sociais, têm interesse legítimo na transparência, no diálogo e na atitude ética da empresa, dos seus trabalhadores, das suas trabalhadoras, das suas colaboradoras e dos seus colaboradores, podendo fazer chegar contributos à Empresa, através do correio eletrónico [email protected] que serão encaminhados à Comissão de Ética do Grupo AdP, para análise e tratamento.

 

A Política de Integridade do Grupo AdP subscrita pela AdVT, através da Carta Compromisso da Política, apresenta a visão do Grupo AdP sobre a ética e a integridade, consolidando o compromisso das empresas constituintes, nomeadamente da AdVT, com um modelo de governação assente nos mais elevados padrões éticos, na transparência, na responsabilidade e na excelência das práticas de gestão pública. A Política de Integridade vincula todos os trabalhadores e trabalhadoras, independentemente da sua função ou posição hierárquica, os prestadores de serviços, colaboradores e colaboradoras que atuem em nome da AdVT.

 

O Regulamento de Comunicação de Irregularidades (Denúncias Voluntárias de Irregularidades) estabelece os procedimentos internos para a receção de comunicações voluntárias de desvios ao referencial ético do Grupo AdP, congregados na sua Política de Integridade e de denúncia de irregularidades e respetivo tratamento pela Comissão de Ética. Consistindo ainda num instrumento de sensibilização interna para uma atuação anticorrupção ou má governação, consciencializando os trabalhadores e as trabalhadoras dos seus direitos e deveres e estabelecendo um regime de proteção de denunciantes.

 

A Comissão de Ética do Grupo Águas de Portugal é um órgão independente, nomeado pelo Conselho de Administração da AdP SGPS, tendo como objetivo acompanhar, com isenção e independência, as atividades desenvolvidas pelos órgãos sociais de cada uma das Sociedades, a divulgação e o cumprimento do Código de Ética e Conduta em todas as empresas do Grupo, bem como analisar as questões que lhe sejam submetidas e, neste âmbito, propor ações de melhoria.



A Comissão de Ética do Grupo Águas de Portugal pode ser contactada através do correio eletrónico [email protected].

 

 

 

 

Código de Conduta e Ética